segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Psicologia Actual



Mais um post na área de eventos! Pois é caros visitantes, finalmente em Portugal temos uma revista dedicada quase inteiramente à Psicologia. De acordo com o meu amigo e colega Sam, "é a revista que sabe o que te vai na alma!"

Devo dizer que adquiri o primeiro número da revista logo no dia em que saiu. Adquiri por várias razões. Adquiri por ser psicóloga, pela curiosidade, pelo facto do director científico ter sido meu professor, Pedro Zany Caldeira, (e por sinal um daqueles professores que não se esquecem pela excelência) e claro, pelo facto do Sam Cyrous ter um espaço onde apresenta os seus artigos .

Gostaria de acrescentar que considero ser um acto de coragem terem conseguido "arregaçar" as mangas e dado forma a este projecto. Este primeiro número, a meu ver, espelha o pontencial de crescimento da própria revista. Com certeza existirão arestas a limar, como tudo aquilo que nasce e precisa de aprimorar com o tempo. Creio que será altamente benéfica a existência desta revista para os profissionais desta área, para a psicologia em geral e para todos aqueles que tomam contacto com estes profissionais (o público em geral). Será sem dúvida um espaço público aberto a desmistificar dúvidas nas mais variadas temáticas da Psicologia, quebrar tabus e quem sabe tornar esta ciência mais ampla e menos elitista.

Como remate final deixo um pequeno excerto do editorial do primeiro número e claro um convite à aquisição e leitura da revista!

"Na Psicologia Actual, (...) o leitor terá acesso a informação técnica e cientificamente correcta sobre as diversas dimensões dos fenómenos psicológicos, que lhe permitirá eventualmente uma melhor compreensão sobre o seu comportamento e o dos outros." Pedro Caldeira, Psicologia Actual

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Curso de Desenvolvimento Pessoal





Um dos propósitos deste blog é a "publicitação" de eventos nas mais variadas áreas. Assim, a área de Desenvolvimento Pessoal vai estrear o "menu" de eventos..

Está a decorrer em Faro um Curso de Desenvolvimento Pessoal, baseado na filosofia de Louise Hay. Para informações como datas, local e temas dos Workshops (que são independentes uns dos outros) naveguem até à página da facilitadora do curso, Élia Gonçalves, ou então entrem em contacto directo com ela!

Deixo aqui um pequeno resumo para aguçar a vossa curiosidade acerca do trabalho feito pela Élia.

"Este trabalho, baseado na filosofia de Louise Hay (“Pode Curar a Sua Vida” e “O Poder está Dentro de Si”, entre outros), tem como objectivo devolver, a cada um de nós, a auto-estima, a responsabilidade pela própria vida, e o poder de mudar.
Na maioria das vezes, as nossas relações com os outros parecem repetir-se. Apaixonamo-nos pelo mesmo tipo de homem, atraímos os mesmos tipos de patrões, temos o mesmo tipo de relação com as nossas amigas e relações parecidas com colegas de trabalho. Porquê? Geralmente, porque repetimos através dos outros os nossos próprios padrões. Sentimo-nos tantas vezes injustiçados, sem perceber que somos nós que nos causamos tanto sofrimento, e que o poder de mudar está em nós.
Neste trabalho, identificamos as crenças e os padrões de comportamento que nos levam a viver e agir de formas pouco satisfatórias, trabalhamos sobre essas crenças, através de um trabalho emocional intenso, meditações com com visualização criativa, exercícios de introspecção e muita partilha. "

Resta-me dizer que este trabalho é uma ferramenta excelente de auto-conhecimento e de relacionamento com nós mesmos.. e claro, consequentemente, com os outros.. Não hesitem em passar esta informação valiosa a quem julguem que possa estar interessado em fazer este curso!